logo

Cronicas


CMTE OU PILOTO EM COMANDO??

De acordo com o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa: Comandante- 1. Que comanda; dirigente 2. Aquele que tem um comando 3. Mar. Oficial que exerce o comando de um navio (de guerra ou mercante). Ainda no mesmo dicionário: Comandar- 1. Dirigir como superior em exército ou armada 2. Dirigir, governar, mandar, comandar uma empresa.

Por similaridade com a marinha, os pilotos em comando de aeronaves comerciais, por comandarem os demais tripulantes, receberam o mesmo título. Naquela época os aviões até tinham nomes próprios.

Hoje em dia, na aviação comercial, os pilotos habilitados a operar uma aeronave à nível de comando e designados pelas companhias aéreas como seus representantes a bordo de suas aeronaves são chamados "Comandantes" e isto é visualizado pelas quatro faixas.

Os pilotos são checados à nivel de piloto ou co-piloto, não como "Comandantes".

Segundo o mesmo dicionário: Pilotar- 1. Governar ou dirigir como piloto; pilotar um navio, um avião e Piloto: Pessoa que dirige uma aeronave. 

De acordo com a IMA 100-12 , Piloto em Comando- Piloto responsável pela segurança da aeronave durante o tempo de vôo.

Daí concluímos que Comandante é a pessoa designada pela companhia aérea como seu representante e responsável pelo vôo, com autoridade plena sobre a aeronave e sua tripulação e seu nome deve constar no "diário de Bordo" da aeronave.. É muito mais do que um "piloto em comando" pois tem responsabilidade quanto à disciplina e pela parte administrativa do vôo, estando a ele subordinado o restante da tripulaçào. 

Quando dois pilotos habilitados à nível de comando são tripulantes de uma mesma aeronave, a companhia designará como "Comandante do vôo" o Piloto mais antigo e que em algumas companhias é chamado de "master".

O simples fato de ser um "Piloto em Comando" de uma aeronave ou possuir uma Licença de PP, PC ou PLA não dá o direito ao título de "Comandante" pois isto é uma delegação de poderes do proprietário ou explorador da aeronave.

Este "título" está sendo vulgarizado e os comandantes de direito não estão fazendo nada para valorizá-los . Hoje já temos "Comandantes" de aviões privados monomotores e de ultraleves, mesmo que a aeronave só exija um tripulante, o Piloto em Comando. Eles comandam a si mesmos.Comandante está sendo usado erradamente como sinônimo de Piloto.

 

 

logo